Universidade_Senior

Se houvera quem me ensinara, quem aprendia era eu ...

(cancioneiro popular alentejano/Moda Rama da Oliveira)


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Memórias da minha vida

Fiquei  sem pai aos seis anos, era muito pequena e ficamos eu a minha mãe e meu irmão com dois anos de idade. Aos sete anos vim para esta escola que se chamava de “escola Masculina“ que é hoje Biblioteca de Alcáçovas, e desde então nunca mais deixei de estar ligada a ela, por isso é que digo, a minha vida dava uma grande história.

Quando transitei para a 4º- classe fui para a “escola Nova ou Feminina“ como era chamada na altura, mas sempre dava um “pulinho“ ate escola Masculina para visitar as empregadas que eram minha amigas.

Quando tinha dezoito anos comecei a trabalhar nas Cáritas onde eu distribui leite para as crianças pobres, e o parco da paróquia era o responsável. Mais tarde falecendo uma das auxiliares, concorri ao lugar, mas nunca recebi nenhuma resposta, foi então que lembrei-me de escrever ao Sr. Primeiro-ministro Marcelo Caetano, logo foi-me enviado um responsável para me entrevistar. Passado uns 15 dias recebi uma carta que dizia que o lugar era meu, na altura tinha vinte e cinco anos de idade e foi com grande alegria que recebi a nóticia, pois o desemprego era elevada e eu gostava muito de trabalhar com as crianças e sinto que era essa a minha vocação.

Aos trinta e três anos casei, foi um momento muito importante, e com o apoio das minhas queridas professoras a “boda” foi no refeitório da escola. Nunca esquecerei da amizade das minhas queridas professoras que até hoje nós nos visitamos sempre.

Quando a sofreu obras, mudamos para o Palácio dos Henriques Conde de Alcáçovas, e na altura fora muito feliz, porque foi quando nasceram os meus filhos e apesar de estara sozinha, as minhas professoras mais uma vez me deram apoiaram. Terminado as obras, voltamos para a escola que agora era mais bonita e confortável, passamos bons tempos, ainda me lembro de como eram as festas de arraias.
                 
Passado uns vinte e poucos anos, o Ministério e a autarquia construiram uma escola Básica Integrada aqui mesmo em Alcáçovas. Ficando a escola pronta, deu inicio a mudança, mudança esta que foi muito dificil para mim e com muito desgosto, mas com tempo foi-me adaptando.

Com o tempo o meu marido faleceu, e mais uma vez com contei com a amizade das minhas queridas professoras.

Aos sessenta e dois anos chegou o dia da reforma com trinta e seis anos de serviço, mas ainda tenho bastante contacto com a escola, quando é a feira dos alimentos as professoras convidam-me para às ajudar, também temos os convívios do natal e do fim do ano.

Hoje em dia levo uma vida ocupada com os meus animais ( galinhas, gatos cães entre outros).
A minha neta ocupa como é obvio uma parte da minha vida, mais ainda sobra tempo para viajar com frequência, pois o que gosto mesmo é de desfrutar a vida de forma diferente.

Como tenho tempo livre e há muito tempo tinha gosto de aprender e decide vir fazer este curso de “Informática básico” para poder aprender a trabalhar com os computadores, poder pesquisar na Internet e acompanhar a tecnologia dos tempos modernos, e o meu objectivo é acompanhar a minha neta e estar a altura da evolução dela. Tenho os meus meninos da catequese, e como gosto de organizar passeios para eles, então assim já sei como pesquisar informações sobre lugares para visitarmo-nos.

Também este curso serve para matar saudades da minha querida escola, pois, por mais que se passe o tempo nunca esqueço dela é como se fosse a minha segunda casa e é com prazer que me relembro os meus primeiros tempos onde os meninos começaram a chamar-me de “menina Ana“ com muito carinho e amor. Também sempre lembro-me deles com muito carinho e amor, portanto me orgulho que fui e serei sempre a “menina Ana“.

Quando terminar o curso espero e quero ficar com alguns conhecimentos em como comunicar com os outros através de internet e processar texto.



 Trabalho Realizado Por: Ana Cebola